quarta-feira, 30 de abril de 2014

V Copa Pingo

Sucesso de Público e Jogos!! Confira a tabela abaixo!



Confira algumas fotos!
Confira fotos aqui!


 V  COPA  PINGO  DE  FUTSAL  -  2014

CLASSIFICAÇÃO  GERAL

CATEGORIA  FRALDINHA

1º  LUGAR  -  ESCOLA  PINGO  DE  GENTE

2º  LUGAR  -  ESCOLA  ÊNIO CARLOS BORTOLINI

3º  LUGAR  -  ESCOLA DENTE DE LEITE

4º  LUGAR  -  ESCOLA  CRISTO REI

-Artilheiro:  Felipe Garcia dos Santos  -  Escola Pingo de Gente

-Melhor Goleiro: Felipe Gabriel Meurer  -  Escola Pingo de Gente


CATEGORIA  PRÉ – MIRIM

1º  LUGAR  -  ESCOLA  CRISTO REI

2º  LUGAR  -  ESCOLA DENTE DE LEITE

3º  LUGAR  -  ESCOLA PINGO DE GENTE

4º  LUGAR  -  ESCOLA DENTE DE LEITE

5º LUGAR  -  PINGO DE GENTE ‘B’

6º LUGAR  -  ESCOLA  ARMELINDO TONON

-Artilheiros: Vinicius Silveira e Breno Raiter – Escola Cristo Rei

-Melhor Goleiro: João Augusto Hildebrandt – Escola Cristo Rei


CATEGORIA  MIRIM

1º  LUGAR  -  PINGO DE GENTE

2º  LUGAR  -  ESCOLA NILMA GLÓRIA      

3º  LUGAR  -  ESCOLA BERNARDINO FERREIRA DA CUNHA                                                 

4º  LUGAR  -  ESCOLA DENTE DE LEITE

5º LUGAR  -   ESCOLA  ÊNIO CARLOS BORTOLINI        

6º LUGAR  -   ESCOLA PINGO DE GENTE ‘B’

-Artilheiros:  Júlio Cezar  Ferreira e Thales Luis Sguarezzi – 13 gols  e Luis Felipe Pasqualotto – 9 gols – Escola Pingo de Gente

-Melhor Goleiro: Vinicius Guimarães Chico e Flávio Heitor Galgari-Escola Pingo de Gente

____________________________________________________________
A ESCOLA  PINGO  DE  GENTE,  ATRAVÉS DO DIRETOR – ALCEU EIBEL E DO COORDENADOR DA COMPETIÇÃO PROFº. EDSON GARCIA, AGRADEÇEM A TODOS QUE  PARTICIPARAM  E COLABORARAM  NA REALIZAÇÃO DA V COPA PINGO DE FUTSAL

AGRADECIMENTO ESPECIAL:
FUNDESG – ESCOLAS, PROFESSORES E PATROCINADORES.

São Gabriel do Oeste – MS, 29 de Abril de 2014.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Semana do Circo

Projeto Semana do Circo!

De 10 a 14 de Março de 2014
Profª Fernanda - Artes

Turmas: 1°, 2° e 3° Ano

A professora desenvolveu atividades em sala com a participação de alguns alunos.

Confira AQUI algumas fotos!

terça-feira, 22 de abril de 2014

V Copa Pingo de Futsal 2014



Dia da Terra

O Dia da Terra foi oficializado pelas Organizações das Nações Unidas em 2009, sendo chamado de Dia Internacional da Mãe Terra.


Nome: Medusa-da-lua
Nome Científico: Aurelia aurita (Linnaeus, 1758)
Família: Ulmariidae
Grupo: Anémonas, corais e medusas
Classe: Invertebrados - Fonte: Oceanario
 
A data foi criada em 1970, pelo senador dos Estados Unidos, Gaylord Nelson, e chama a atenção para a saúde da terra, conservação da biodiversidade e do ecossistema. Nelson foi motivado a criar a data após um vazamento de óleo, um ano antes na Califórnia.
O Dia da Terra foi oficializado pelas Organizações das Nações Unidas em 2009, sendo chamado de Dia Internacional da Mãe Terra.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

 Veja mais: Google celebra dia da terra com Beija-Flor! Acesse: https://www.google.com.br

Um pouco de História


Hoje,terça-feira (22), no Brasil, esta data é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras.

Vamos relembrar...



 



Contexto histórico

O Descobrimento do Brasil deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, jóias) para revender na Europa com alta lucratividade.


A chegada dos portugueses ao Brasil

O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.
No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Ilha de Vera Cruz (primeiro nome do Brasil).

Polêmica: Descobrimento ou chegada?

Quando usamos o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontra-la. Desta forma, desconsideramos a presença de mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses.
Portanto, muitos historiadores preferem falar em “Chegada dos Portugueses ao Brasil”. Desta forma é valorizada a presença dos nativos brasileiros no território. Diante deste contexto, podemos afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus.

Principal fonte histórica:

A principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil é um documento redigido por Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Cabral. A "Carta de Pero Vaz de Caminha" a D. Manuel I, rei de Portugal, conta com detalhes aspectos da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam na região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos.

Curiosidades:

- A esquadra de Cabral contou com aproximadamente 1400 homens. Eram marinheiros (maioria), técnicos em navegação, escrivão, cozinheiros, padre, ajudantes entre outros.

- Cabral recebeu alguns índios em sua caravela. Logo de cara, os índios apontaram para objetos de prata e ouro. Este fato fez com que os portugueses pesassem que houvesse estes metais preciosos no Brasil. Neste contato os portugueses ofereceram água aos índios que tomaram e cuspiram, pois era água velha com gosto muito diferente da água pura e fresca que os índios tomaram. Os índios também não quiseram vinho e comida oferecidos pelos portugueses.

- O primeiro contato, foi um verdadeiro “choque de culturas”, houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.

- A Carta em si é composta por 14 folhas, com o texto estendendo-se por 27 páginas com uma caligrafia elegante, onde o português do início do século XVI se distancia muito do que conhecemos hoje em dia. Atualmente o documento se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa.


Acesse nossa pagina no facebook:

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Por que 19 de abril?


Dia 19 de Abril comemoramos o Dia do Índio...importante figura histórica do nosso país!
Fique sabendo...


Imagens de índios brasileiros
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Criança indígena
OBS: devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Hoje em dia,o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%.


Curiosidades - Ritos e Mitos

No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.
Imagem de Maurício de Souza Produções


terça-feira, 15 de abril de 2014

Páscoa

A Família PINGO de GENTE deseja:

Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo e, agradecer a quem morreu na cruz para nos salvar! Jesus Cristo!

O símbolo maior da Páscoa, merecedor de todo nosso respeito e agradecimento!

Desejamos Paz !!

Feliz Páscoa!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Trabalho Sobre Feudalismo

Maquete sobre Feudalismo 

Os alunos do 7º C através da professora Valéria realizaram pesquisas sobre o feudalismo e apresentaram em sala de aula uma "maquete" sobre o conteúdo.

CONFIRA algumas fotos!