sexta-feira, 30 de maio de 2014

Frações

Aula Lúdica - Frações

Clique e veja mais fotos!

Alunos do 5°B na Biblioteca da escola em aula de Frações. 5°Ano B

Profª. Jocilene C. Freitas

Natureza

RECURSOS NATURAIS

Clique aqui e veja mais fotos!

O nosso Planeta Terra está repleto de recursos importantes para a vida dos seres vivos.

Eles são os recursos NATURAIS e recebem este nome porque são retirados da NATUREZA  e aproveitados em atividades do nosso dia a dia.

Para conhecermos um pouco deste conteúdo, plantamos e cuidamos de algumas "sementinhas" que agora já são lindas "plantinhas" que cuidaremos carinhosamente.

As professoras RITA OLIVEIRA, JOCILENE C. FREITAS E MÁRCIA A. BELLEI, trabalharam este conteúdo com as turmas do 3° Ano A, B e C.

Clique na imagem acima e confira algumas fotos dos alunos!

Espaços

ESPAÇOS URBANOS E RURAIS
https://docs.google.com/presentation/d/1pnrpUvX0m_A8rV4pRCc5fr71S3XntCC9i6yshypKju4/pub?start=false&loop=false&delayms=3000


Os alunos do 3°Ano A confeccionaram cartazes com recortes de figuras e informações sobre a área urbana e a área rural.

A professora RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA trabalhou com eles algumas atividades na Sala de Tecnologia o que, os incentivou a aprofundar na pesquisa.

Confira algumas fotos deles em sala!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Olimpíada de Matemática

OLiMPíADA DE MATEMÁTICA 2014


Estudantes do 6º e 7º Ano realizam hoje na Escola Municipal Pingo de Gente a 10º Edição das Olimpíadas de Matemática OBMEP/2014.

Acesse nossa página no facebook: https://www.facebook.com/pingo.degente.9216

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projeto Agrinho 2014

AGRINHO 2014








Com o objetivo de inserir crianças e jovens nas atividades do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) amplia suas ações de promoção social e lança na sede da Famasul o Programa Agrinho, uma iniciativa para levar informações sobre o agronegócio a crianças e adolescentes de seis a 15 anos, estudantes do 1° ao 9° ano, fornecendo orientações sobre meio-ambiente, cidadania, cultura e desenvolvimento social.

Em Mato Grosso do Sul, a perspectiva é atender inicialmente 32 mil alunos em oito municípios: Anastácio, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo, com início já em 2014. Além das atividades propostas nas apostilas, os alunos terão ainda a oportunidade de participar de concursos culturais e concorrer a premiações através do programa.
O material do Projeto Agrinho tem parceria com o SENAR/FAMASUL.

A entrega dos materiais para as escolas de São Gabriel foi realizada nessa manhã em nossa escola, com a presença dos diretores, coordenadores e autoridades.


Confira algumas fotos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/pingo.degente.9216

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Caricaturas

CARICATURAS





 

A caricatura é uma atividade que aprimora a criatividade dos alunos.

Pensando nisso, a professora ADRIANA WEIDE utilizou o tema da COPA 2014 e seus jogadores para trabalhar a expressão facial com os alunos do 5ºB e 5ºC.

Parabéns alunos e professora Adriana! Ficaram lindas!

Confira algumas fotos!

Aula no STE 3ºA

STE 3ºA

Nesta quinta-feira o 3ºA Matutino, acompanhados da professora Rita tiveram uma aula na Sala de Tecnologia da escola.

Foi uma aula muito produtiva, eles aprenderam sobre a Paisagem Natural e a Paisagem Artificial. 

Aprenderam também a escrever corretamente, a professora os direcionava para a leitura e interpretação.

Veja algumas fotos!




quarta-feira, 21 de maio de 2014

Teatro

Teatro de Fantoches de Palitos 1ºA Matutino

         A Professora CLAUDIA VIVIANE S. SABKA e seus alunos do 1ºA Matutino fizeram das aulas de Literatura e Produção de Texto momentos de muita aprendizagem e motivação.

A professora montou um teatro de fantoches de palitos e contou uma história sobre a “Galinha Choca”. Depois  eles tiveram a  oportunidade de criar suas histórias e demonstrar seus potenciais. Foi  um  momento  marcante  e cheio de alegria  para os alunos. Com esse trabalho eles puderam desenvolver a oralidade de uma forma lúdica e prazerosa.
Queremos agradecer desde já a colaboração da professora FABIANE THOMAS e da monitora SIMONI.

› Vale lembrar que a que a professora TATIANA irá fazer um trabalho interdisciplinar, com a ideia da professora Claudia.
 

Parabéns professoras! Dedicação e Carinho sempre!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Fuleco

MASCOTE DA COPA 2014

Alunos Gabriel Juliani e Luana Gabriele 5ºB
 

Aluna Brenda 3ºA
Utilizando a técnica do pontilhismo através de orientações da professora ADRIANA WEIDE os alunos de algumas turmas como o 3ºA e 5ºB usaram o Fuleco (Mascote da Copa 2014) para trabalhar essa atividade. Fizeram grupos, criaram cenário e frases para decorar o saguão da escola.

Nossa escola está linda!! Parabéns professora pela idéia!

Aluna Laiza Raiane 5ºB

Periferia Urbana no Brasil

Trabalho sobre Periferia Urbana no Brasil


Os alunos do 7ºC Vespertino desenvolveram um trabalho de história sobre a periferia urbana no Brasil. A professora VALÉRIA RINALDI foi a responsável pelo projeto que foi apresentado na última semana.

Neste trabalho cada aluno elaborou uma parte da favela  para montar a coletiva.

Confira o TRABALHO deles!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Botões


PROJETO: TABUADA DE BOTÕES

Clique e confira mais fotos!

 

Aprender a tabuada é um desafio para muitos alunos. Pensando nisso as professoras Fernanda Machado e Jocilene Carneiro de Freitas vem desenvolvendo o projeto TABUADA DE BOTÕES com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Este trabalho oportuniza os envolvidos aprender a tabuada de forma diferenciada e prazerosa, pois o uso deste material possibilita os alunos a compreender o processo e os meios para chegar aos resultados.
Clique na foto e confira!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Aniversário Profª Rita

 

Hoje foi um dia de muita expectativa para os alunos do 3º A Matutino.

Eles organizaram com outros professores e com a ajuda de seus pais uma festa surpresa em sala de aula para a professora Rita Oliveira.

Professora dedicada assim como muitas outras, a professora teve seu trabalho reconhecido através do carinho e afeto demonstrado pelos alunos no dia do seu aniversário.

CONFIRA FOTOS AQUI!


Prêmio Agro Amazônia - Projeto "Pintando o Verde"

  PROJETO "PINTANDO O VERDE" - AGRO AMAZÔNIA

Luana Mattei  3º A Matutino vencedora! Veja mais fotos!



PELO 2º ANO CONSECUTIVO NOSSA ESCOLA GANHOU O 1º LUGAR NO PROJETO “PINTANDO O VERDE” DA EMPRESA AGRO AMAZÔNIA, COM O TEMA “DE ONDE VEM NOSSA COMIDA”.
A ALUNA LUANA MOREIRA MATTEI DO 3º ANO MATUTINO, FOI A GRANDE VENCEDORA.
A PROFESSORA RITA DE CÁSSIA FOI A GRANDE INCENTIVADORA DA TURMA, DESENVOLVENDO O PROJETO E TRABALHANDO O TEMA COM SEUS ALUNOS.
SEU TRABALHO CONCORREU COM MAIS DE 350 DESENHOS ELABORADO E PINTADO POR ALUNOS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, NA FAIXA DE 8 À 9 ANOS.
PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO , EM ESPECIAL OS ALUNOS DE NOSSA ESCOLA E A VENCEDORA E GANHADORA DO PRÊMIO, A ALUNA LUANA.

Tarde de Piscina 6º e 7° Ano C

Lazer na piscina 

 

Dia 10/05 foi o grande dia esperado para as turmas do 6º Ano e 7º Ano C.
A professora Valéria organizou uma premiação em sala que tinha como objetivo, maior comprometimento dos alunos, incluindo cuidados com material, tarefas e trabalhos e, bom comportamento em sala, com isso ganhariam uma tarde de lazer na piscina, para divertir e dar muitas risadas!

Alguns alunos se deram bem!  CONFIRA as fotos!

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dia 13 de Maio - Abolição da Escravatura!

E hoje comemora-se:

Foto: internet. Todos os direitos reservados.
 

História Da Abolição Da Escravatura No Brasil



Contexto Histórico
No início da colonização do Brasil (século XVI), não havia no Brasil trabalhadores para a realização de trabalhos manuais pesados. Os portugueses colonizadores tentaram usar o trabalho indígena nas lavouras. A escravidão indígena não pôde ser levada adiante, pois os religiosos católicos se posicionaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Logo, os colonizadores buscaram uma outra alternativa. Eles buscaram negros na África para submetê-los à força ao trabalho escravo em sua colônia. Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil.

Como era a escravidão no Brasil

Os negros africanos, trazidos da África, eram transportados nos porões dos navios negreiros. Em função das péssimas condições deste meio de transporte desumano, muitos morreram durante a viagem. Após desembarcaram no Brasil eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e, muitas vezes, violenta. 
 Embora muitos considerassem normal e aceitável, a escravidão naquela época, havia aqueles que eram contra este tipo de prática, porém eram a minoria e não tinham influência política para mudar a situação. Contudo, a escravidão permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve o sistema escravista por tantos anos foi o econômico. A economia do Brasil contava quase que exclusivamente com o trabalho escravo para realizar os trabalhos nas fazendas e nas minas. As providências para a libertação dos escravos, de acordo com alguns políticos da época, deveriam ser tomadas lentamente.

O início do processo de libertação dos escravos e fim da escravidão 

Na segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Joaquim Nabuco foi um dos principais abolicionistas deste período.
 A região Sul do Brasil passou a empregar trabalhadores assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros, a partir de 1870.  Na região Norte, as usinas produtoras de açúcar substituíram os primitivos engenhos, fato que possibilitou o uso de um número menor de escravos. Já nos principais centros urbanos, era grande a necessidade do surgimento de indústrias. Visando não causar prejuízo financeiros aos proprietários rurais, o governo brasileiro, pressionado pelo Reino Unido,  foi alcançando seus objetivos lentamente. 
 A primeira etapa do processo foi tomada em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil. Vinte e um anos mais tarde, em de 28 de setembro de 1871, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre. Esta lei tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir da decretação da lei.
 No ano de 1885, foi  promulgada a lei Saraiva-Cotegipe (também conhecida como Lei dos Sexagenários) que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade.

Princesa Isabel: assinou a Lei Áurea
Foi somente em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), abolia de vez a escravidão em nosso país. 

Para pintar! Divirta-se!

Curisosidades do dia - Outras comemorações

Dia do Automóvel
Segundo a maioria dos autores, deve-se a Joseph Nicolas Cugnot, engenheiro militar frances, a invencao do automovel. Em 1765 , construiu um automovel de tres rodas, acionado a vapor, que desenvolvia a velocidade de 5 km horarios. O carro, parecido com um triciclo, levava uma caldeira redonda na frente da primeira roda. Nos fins de 1770 , ele fez outro automovel mais aperfeicoado, para puxar a artilharia (era tambem oficial artilheiro), de velocidade superior a 30 km por hora.
Dia da Fraternidade Brasileira
O sentimento de fraternidade não falta apenas em nós brasileiros, mas em todos os povos existentes, principalmente daqueles que possuem mais e pouco dividem.


Dia do Mulato
A data é uma referência a todos os mulatos que participaram das lutas abolicionistas, como José do Patrocínio, Luís Gama e André Rebouças. A data recorda a assinatura da Lei Áurea, 13 de maio de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil.
Dia da Estrada de Rodagem
Acompanhando a invenção do automóvel, temos também o espaço que nos dá a liberdade de sentir a emoção da velocidade.
Dia do Chefe de Cozinha
Dia Nacional do Chef de Cozinha segundo a Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA ).


Dia do Zootecnista
No dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, era criado o primeiro curso de Zootecnia no país.


sábado, 10 de maio de 2014

Apresentação da escola

Apresentação da Escola no Centro de Eventos!



Clique aqui e veja algumas fotos do evento!


No último dia 09/05 (sexta-feira) a escola fez uma apresentação no Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm em comemoração ao aniversário de 34 anos da cidade.


A apresentação da escola contou com a organização da professora Jamilcy e coordenação.

Confira fotos acima!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Classificação Seletiva Fetran



Parabéns a todas as escolas do município que participaram da seletiva.

Nossos agradecimentos a todos que ajudaram a construir este projeto, pais que incentivaram seus filhos, direção da escola, coordenação, apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, juntamente com a SEMEC, e as nossas professoras que tanto se dedicaram. Obrigada em especial a elas: Profª Marcia Belei e Profª Jocilene Freitas.

5• FETRANMS ETAPA TAQUARI:

Classificação:

Categoria Infantil:
1• lugar – Alice no País da Elke Maravilha – EM. Crescêncio de Abreu – Rio Verde de MT/MS
2• lugar – No trânsito o mais importante é a vida – EM. Pingo de Gente – São Gabriel do Oeste/MS
3• lugar – Sabe com quem está falando? – EM. Aurelino Ataíde de Brito – Rio Verde de MT/MS

Melhor texto:
No trânsito o mais importante é a vida – EM. Pingo de Gente – São Gabriel do Oeste/MS


Melhor direção:
Alice no País da Elke Maravilha – EM. Crescêncio de Abreu – Rio Verde de MT/MS

Melhor ator:
Edinaldo Gabriel (Tatuzinho) – EM. Crescêncio de Abreu – Rio Verde de MT/MS

Melhor atriz:
Maria Eduarda Trindade (Alice) – EM. Crescêncio de Abreu – Rio Verde de MT/MS

Categoria Infanto juvenil:
1• lugar – A liga da justiça contra a Megera do trânsito – EM. Marechal Rondon – Coxim/MS
2• lugar – Um olho no trânsito, outro na vida – EE. Padre Nunes Coxim/MS
3• lugar – A vida pede passagem – EE. Silvio Ferreira – Coxim/MS

Melhor texto:
A liga da justiça contra a Megera do trânsito – EM. Marechal Rondon – Coxim/MS

Melhor direção:
A liga da justiça contra a Megera do trânsito – EM. Marechal Rondon – Coxim/MS

Melhor ator:
Mateus Fialho (Lanterna verde) – EM. EM. Marechal Rondon – Coxim/MS

Melhor atriz:
Débora Nogueira (Lady trânsito) – EM. Padre Nunes Rondon – Coxim/MS

Categoria Juvenil:
 1• lugar – O sertão perdido entre o amor e a tradição – EE. Pedro Mendes – Coxim/MS
2• lugar – Ferragens – EE. Viriato Bandeira – Coxim/MS
3• lugar – O motorista infrator -EE. Vergelino Matheus de Oliveira – Rio Verde de MT/MS

Melhor texto:
O sertão perdido entre o amor e a tradição – EE. Pedro Mendes – Coxim/MS

Melhor direção:
O sertão perdido entre o amor e a tradição – EE. Pedro Mendes – Coxim/MS

Melhor ator:
Luiz Eduardo (Chicó) – EE. Pedro Mendes – Coxim/MS
Melhor atriz:

Isabela Taila Bill (Morte) – EE. Thomaz Barbosa Rangel – Rio Verde de MT/MS

Geografia 3°C

ZONA URBANA E ZONA RURAL

Painel desenvolvido pela Prof. Márcia A. Bellei e alunos

 


Homenagem

Homenagem ao Dia das Mães 1º Ano A!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Museu Itinerante

Visita ao Museu Itinerante - 1º A

Confira mais fotos aqui!

Os alunos do 1ºA visitaram ontem o Museu Itinerante promovido pela Monsanto. 
No museu as crianças encontraram reproduções de obras de grandes artistas, como Van Gogh, Monet e Di Cavalcanti

A Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste (FUNGAB) receberá a partir desta terça-feira (06/05), e vai até dia (26/05 segunda-feira).

A exposição é denominada Arte/Água: essenciais para a vida.
Uma característica do Museu Itinerante Monsanto é a valorização da produção artística das regiões por onde passa, por meio da exposição de obras de artistas locais. Para a etapa de São Gabriel do Oeste, a artista convidada é Nereide Maria Davoglio Toazza.

A exposição é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de agendamento. Grupos escolares e outros interessados podem agendar visitas guiadas à exposição por meio da Secretaria de Educação.

terça-feira, 6 de maio de 2014

5ª Edição Fetran MS



Escola Municipal Pingo de Gente irá se apresentar amanhã

Nesta quarta-feira dia 07 de maio, a Escola Municipal Pingo de Gente irá se apresentar na cidade de Coxim - MS.
  A 5ª edição do teatro foi organizado com alunos do 4º e 5º Ano. E tem por objetivo educar as crianças para um trânsito melhor!!
A partir das 08:00h no prédio da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, todas as escolas cadastradas e selecionadas irão se apresentar e você que mora em Coxim e regiões vizinhas está convidado!!
 
A nossa escola irá apresentar no período vespertino! Torça por ela!!
 
Acesse nossa página também no facebook : 
https://www.facebook.com/pingo.degente.9216

História

Em 2003, o Policial Rodoviário Federal VANDERLEY MUNHOZ idealizador do evento, lotado no Estado de Mato Grosso, realizou pela primeira vez o projeto FETRAN, inicialmente, somente para os estabelecimentos de ensino da capita (CUIABÁ).

Com o passar dos anos, o projeto foi ganhando corpo e aprovação da sociedade e do departamento de Polícia Rodoviária Federal.

No ano seguinte Munhoz expandiu o projeto para todo o seu estado.

A idéia cresceu ainda mais com o apoio da coordenação geral de Operações do Departamento de Polícia Rodoviária Federal – CGO/DPRF, que deu incentivo para que outros estados também realizassem tal evento.

No MATO GROSSO DO SUL, o primeiro FETRAN foi realizado no ano de 2010, sob a coordenação do INSPETOR ADEMILSON DE SOUZA BENITES.

Em cada ano tem aumentado o número de municípios e escolas participantes. Os ideais da CGO/DPRF para os próximos anos é que o projeto seja realizado em vários estados, com a realização de uma FINAL NACIONAL EM BRASÍLIA.

Exposição de reproduções de obras de grandes artistas

Museu Itinerante Monsanto chega a São Gabriel do Oeste com reproduções de obras de grandes artistas, como Van Gogh, Monet e Di Cavalcanti 

 

Exposição reflete o fascínio da humanidade pela água e as interpretações dos artistas, ao longo da história, que revelam a relação do homem com a natureza

A Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste (MS) recebe, a partir desta terça-feira (06/05), a exposição do projeto cultural Museu Itinerante Monsanto, que reúne reproduções de obras de artistas consagrados, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti.

A exposição, denominada Arte/Água: essenciais para a vida, fica instalada até 26 de maio na cidade.

Desenvolvida pela Elo3 Integração Empresarial, com curadoria da artista plástica Vera Barros e patrocínio da Monsanto do Brasil, a mostra reúne 40 reproduções de obras que retratam a importância da água para a vida humana. A exposição é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de agendamento. Grupos escolares e outros interessados podem agendar visitas guiadas à exposição por meio da Secretaria de Educação.

“Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água”, destaca Vera Barros, responsável pela seleção das obras.


Para a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Monsanto, Isabela De Marchi, ampliar o acesso à cultura é uma forma de promover a inclusão social. “Reforçar a importância desse elemento natural, por meio da arte, ilustra também o compromisso público assumido pela Monsanto de trazer ao mercado sementes que reduzam em um terço a quantidade de água usada no campo”, comenta.

Outra característica do Museu Itinerante Monsanto é a valorização da produção artística das regiões por onde passa, por meio da exposição de obras de artistas locais. Para a etapa de São Gabriel do Oeste, a artista convidada é Nereide Maria Davoglio Toazza.

“Expor reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização e uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa realizadora do projeto.

Viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a visita da exposição Arte/Água: essenciais para a vida a São Gabriel do Oeste é patrocinada pela Monsanto e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste.

SERVIÇO

Data: de 06 a 26 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: Fundação Cultural - Av. Mato Grosso do Sul, 1220, Centro – São Gabriel do Oeste - Entrada franca.

Sobre a Monsanto

Presente há 50 anos no Brasil, a Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica. Pioneira no desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.500 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.

No Brasil, a Monsanto produz e comercializa a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (tecnologias Roundup Ready® e INTACTA RR2 PRO™), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis.