terça-feira, 13 de maio de 2014

Dia 13 de Maio - Abolição da Escravatura!

E hoje comemora-se:

Foto: internet. Todos os direitos reservados.
 

História Da Abolição Da Escravatura No Brasil



Contexto Histórico
No início da colonização do Brasil (século XVI), não havia no Brasil trabalhadores para a realização de trabalhos manuais pesados. Os portugueses colonizadores tentaram usar o trabalho indígena nas lavouras. A escravidão indígena não pôde ser levada adiante, pois os religiosos católicos se posicionaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Logo, os colonizadores buscaram uma outra alternativa. Eles buscaram negros na África para submetê-los à força ao trabalho escravo em sua colônia. Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil.

Como era a escravidão no Brasil

Os negros africanos, trazidos da África, eram transportados nos porões dos navios negreiros. Em função das péssimas condições deste meio de transporte desumano, muitos morreram durante a viagem. Após desembarcaram no Brasil eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e, muitas vezes, violenta. 
 Embora muitos considerassem normal e aceitável, a escravidão naquela época, havia aqueles que eram contra este tipo de prática, porém eram a minoria e não tinham influência política para mudar a situação. Contudo, a escravidão permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve o sistema escravista por tantos anos foi o econômico. A economia do Brasil contava quase que exclusivamente com o trabalho escravo para realizar os trabalhos nas fazendas e nas minas. As providências para a libertação dos escravos, de acordo com alguns políticos da época, deveriam ser tomadas lentamente.

O início do processo de libertação dos escravos e fim da escravidão 

Na segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Joaquim Nabuco foi um dos principais abolicionistas deste período.
 A região Sul do Brasil passou a empregar trabalhadores assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros, a partir de 1870.  Na região Norte, as usinas produtoras de açúcar substituíram os primitivos engenhos, fato que possibilitou o uso de um número menor de escravos. Já nos principais centros urbanos, era grande a necessidade do surgimento de indústrias. Visando não causar prejuízo financeiros aos proprietários rurais, o governo brasileiro, pressionado pelo Reino Unido,  foi alcançando seus objetivos lentamente. 
 A primeira etapa do processo foi tomada em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil. Vinte e um anos mais tarde, em de 28 de setembro de 1871, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre. Esta lei tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir da decretação da lei.
 No ano de 1885, foi  promulgada a lei Saraiva-Cotegipe (também conhecida como Lei dos Sexagenários) que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade.

Princesa Isabel: assinou a Lei Áurea
Foi somente em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), abolia de vez a escravidão em nosso país. 

Para pintar! Divirta-se!

Curisosidades do dia - Outras comemorações

Dia do Automóvel
Segundo a maioria dos autores, deve-se a Joseph Nicolas Cugnot, engenheiro militar frances, a invencao do automovel. Em 1765 , construiu um automovel de tres rodas, acionado a vapor, que desenvolvia a velocidade de 5 km horarios. O carro, parecido com um triciclo, levava uma caldeira redonda na frente da primeira roda. Nos fins de 1770 , ele fez outro automovel mais aperfeicoado, para puxar a artilharia (era tambem oficial artilheiro), de velocidade superior a 30 km por hora.
Dia da Fraternidade Brasileira
O sentimento de fraternidade não falta apenas em nós brasileiros, mas em todos os povos existentes, principalmente daqueles que possuem mais e pouco dividem.


Dia do Mulato
A data é uma referência a todos os mulatos que participaram das lutas abolicionistas, como José do Patrocínio, Luís Gama e André Rebouças. A data recorda a assinatura da Lei Áurea, 13 de maio de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil.
Dia da Estrada de Rodagem
Acompanhando a invenção do automóvel, temos também o espaço que nos dá a liberdade de sentir a emoção da velocidade.
Dia do Chefe de Cozinha
Dia Nacional do Chef de Cozinha segundo a Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA ).


Dia do Zootecnista
No dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, era criado o primeiro curso de Zootecnia no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário